Livros

                         Livro 1: Crepúsculo


A saga escrita por Stephenie Meyer,tem inicio com o primeiro livro intitulado "Crepúsculo". A história narra o amor entre uma jovem adolescente e um jovem vampiro. O enigma estava formado. O laço estava dado, a pureza e o sangue, unidos.
   Temos um amor impossível e os empecilhos para que esse amor dê certo. Ambos formam o prenúncio da tragédia, porém o amor vai se eternizando e fortalecendo a medida que vai superando os obstáculos...
  

O Título

   O título "Crepúsculo" parece explicar o sentimento de Edward tem em relação a sua vida de vampiro,e a sua relação com Bella, é como ele mesmo diz: "É o crepúsculo de novo", e murmurou. "Outro final. não importa quanto os dias sejam perfeitos, eles sempre têm que acabar".
    Para Bella, "Crepúsculo" parece significar o seu encontro com Edward,e a vontade que ela sente de se transformar em vampira, assim como ele, observando os crepúsculos de cada dia durante toda a eternidade, como ela mesma propõe: "Algumas coisas não têm que acabar" . Para Edward virar um vampiro seria o fim de uma vida, assim como o crepúsculo é o fim de um dia, mas para Bella crepúsculo seria o começo de uma vida nova, assim como a noite, que vem depois do crepúsculo.


A Capa

 O livro "Crepúsculo" traz na capa mãos femininas que seguram e oferecem uma maçã. Como afirma a autora Stephenie Meyer, a maçã da capa significa "o fruto proibido", assim como sugere Gênesis 3:3, quando Deus alerta e proíbe o homem de comer, ou sequer tocar no fruto da árvore no meio do jardim, a maçã. Aqui, com um significado muito mais simbólico do que real, ou até mesmo religioso, a maçã representa Bella,o fruto proibido de Edward. 
  As mãos femininas representam a própria Bella que, apesar de saber a real identidade de seu amado Edward, emtrega - se a ele, assim como sugere a capa do livro,sem o menor medo. A capa é espetacular,pois sutilmente consegue explicitar a ideia deste, como a própria autora diz: "Maçãs são frutas bem versáteis. No fim, eu amei a linda simplicidade da foto. Pra mim, ela diz:escolha".
    As mãos,brancas e pálidas, simbolizam a pureza. A maçã, o fruto proibido, é vermelha e simboliza o sangue.


                                     



Livro 2: Lua Nova

 O segundo livro da saga “Crepúsculo” tem o nome de Lua Nova. Bella e Edward, o casal apaixonado, agora enfrenta novos desafios e perigos, envoltos nas tramas do amor que levam a caminhos frios, sombrios e o risco da separação...
  O romance dos dois protagonistas parecia ir avançando sem problemas até que o sangue de Bella desperta apetite nos vampiros e entram em cena também os lobisomens.
  “Lua Nov” é sobre a perda repentina do amor,quando tudo parece perder sentido e nada mais importa para Bella. Põe em evidência as qualidades do heroísmo sem dor e nem amor sem sacrifícios para salvar a vida de quem ama. Traz também um terceiro elemento: o ritual se sangue pelo qual Bella terá que passar. A protagonista Bella segue como narradora neste segundo livro de Stephenie Meyer.



O Título

“Lua Nova” refere – se á fase da Lua que é oposta á Lua cheia, fase em que o sol está no lado oposto da Lua,impossibilitando a visão, da Terra, do lado brilhante dela. As noites mais escuras são as noites com Lua Nova. Da mesma forma,o título “Lua Nova” representa o momento mais negro da vida de Bella,quando ela é abandonada por seu grande amor.

A Capa


A capa do livro traz uma grande tulipa que simboliza a beleza (Bella) e a delicadeza. As manchas vermelhas na pálida flor representa um ritual de passagem, o que era completamente puro, talvez não mais o seja. Está maculada,porém permanece bonita e delicada.
 Vampiro e humana são quase unos. Não falta muito agora...
 Há uma pequena pétala vermelha caindo da grande tulipa, que remete a uma gota de sangue sendo derramada,como acontece com a protagonista neste livro,sendo este fato o desencadeador de toda a trama.





Livro 3: Eclipse




O terceiro livro da saga “Crepúsculo” é denominado como “Eclipse” e Bella continua como narradora.
  Temos neste volume um triângulo amoroso :Edward,Bella e Jacob. A jovem protagonista tem que fazer uma difícil escolha. Porém é inevitável um confronto entre vampiros e lobisomens a menos que haja um interesse em comum em favor da defesa da vida de Bella. 
  O Triângulo está formado, e uma escola está evidente.Porém,trata- se de uma dupla escolha:um amor e a eternidade,ou uma “amizade – amor” e a vida humana. 

O Título


Para Bella,Jacob representa o Sol que  dissipa suas “nuvens’ (obstáculos vividos longe de Edward) e Edward representa a Lua. A proximidade de Bella com Jacob quase faz deles namorados,isso do ponto de vista de Jacob.
No livro Jacob diz que “o Sol não pode lutar contra a Lua num Eclipse”. Ou seja: por mais próximo que Jacob esteja de Bella,nunca vai ocupar o lugar de Edward em seu coração.

                                            A Capa


Eclipse traz na capa um fita vermelha partida. Já não há mais pureza,a inocência deixou de existir. É tempo de decisão, de escolhas. O vermelho é para lembrar que se trata de uma história de vampiros, é associado ao sangue de Bella tão desejado por Edward.
 A autora afirma que a capa com uma fita vermelha cortada representa a escolha de Bella entre Edward e Jacob,significa ta,bem que ela pode acabar sua vida como humana.
 É a capa mais direta da série de livros.




Livro 4: Amanhecer

O quarto e último livro da saga “Crepúsculo”,intitulado “Amanhecer” vem de forma diferente. Está organizado em três partes: uma narrada por Bella,outra por Jacob, e a terceira narrada novamente por Bella. É a perpetuação do amor entre Bella e Edward. Estão casados,porém Bella ainda é humana. Um fato novo pode mudar isso. Bella,que no início da série era apenas uma adolescente frágil,tímida e indefesa, agora pode tornar – se uma espécie de rainha. Sugere matança,julgamento, a inversão do poder,busca de estratégias inteligentes para vencer o jogo e conquistar a felicidade.


                                       O Título



“Amanhecer”, representa o despertas de uma nova vida para Bella,o começo de sua vida como vampira. Desde  “Crepúsculo”,os títulos estão relacionados ao relacionados ao desenvolvimento deste romance,em que Bella conhece e se apaixona por um vampiro. Bella deseja ser como ele,como sugere o crepúsculo de cada dia,passa por momentos de grande tensão,depressão e medo, quando teme ser abandonada para sempre, vivendo na escuridão infinita da noite (“Lua Nova e Eclipse”),até finalmente surgir o amanhecer,apontando para um novo e radiante começo.

                                          A Capa


“Amanhecer” traz, na capa, um tabuleiro de xadrez com um peão vermelho ao fundo e a rainha branca na outra extremidade do tabuleiro – na frente.Representa que Bella pode se transformar em rainha atravessando o tabuleiro, quer dizer,transformando – se em vampira. Como em todas as capas,temos as cores branca e vermelha reforçando o grande desafio existente entre o amor do casal: o sangue,o desejo e o perigo.
   Stephenie Meyer se diz satosfeita com a capa de  “Amanhecer”, o tabuleiro de xadrez expressando bem o sentimento de fim de jogo: “Essa foi outra razão pra eu ter gostado da metáfora de xadrez – se encaixou ao sentido do final de um jogo. A matança parece inevitável, o julgamento se aproxima,o poder é revertido, e o jogo é ganho por algumas estratégias verbais e inteligentes:nunhum sangue é esparramado, e todos os pares românticos têm um felizes para sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião!
Não tente usar esse espaço para ofender ou xingar a Saga Crepúsculo ou seus atores, porque o comentário será excluído para a pasta de SPAM.
Seu comentário é importante! Nos faz ficar feliz q querer cada vez mais e mais trazer informações pra vocês!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Twibeijos,
Equipe do FCCE

© Fc Crepúsculo Eternamente - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Jéss.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo